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terça-feira, 11 de maio de 2010

Sites de fotos de onibus

Recomendo voces visitante a visitarem esses sites citados abaixo, 
 www.portalinterbuss.net
www.viacircular.com.br
www.memoriagaucha.com.br
onibusbrasil.com

domingo, 9 de maio de 2010

Regras do Blog

Leia abaixo
1-Não roubar os créditos das fotos e desenhos,manter os créditos originais
2-Não usar a conta do administrador
3-Postar desenhos formato PNG
4-É proibido falar de qualquer outra coisa que fuja do assuntos de onibus
5-Ao criar um assunto inventar nova postagem
6-Não coloque coisa que não tenha nada a ver com a postagem
7-Coloque fotos com créditos originais
8-Só coloque fotos,desenhos,texto
9-Não criar postagens sem nomes
10-Não usem palavras que ofendam uns aos outros
11-Só falar de onibus
12-Não enviar fotos que não sejam de onibus

13-Vale qualquer foto de onibus,seja original,montagem,com dois onibus na mesma foto


Saí do Orkut e agora estou no facebook

Qualquer coisa procura por Lucas Lagj no facebook e MSN é luagjacomel@hotmail.com


Gerações do Torino

Torino G3 1984-1988
Marcopolo Torino G4 1988-1994

Torino GV 1994-1999


Torino G6 1999-2006



Torino G7 2007-presente

História da carroceria Torino, a carroceria Torino é uma das carrocerias mais famosas do Brasil e que tem mas gerações entre são 5 gerações

Torino 1983-I-G4: Surgiu em 1983 para substituir o Marcopolo Veneza II, inicialmente a janela do motorista era menor e a placa traseira ficava no parachoque traseiro, em 1984 foi produzido uma nova versão com a janela um pouco maior, em 1989 a carroceria sai de linha para dar lugar ao Marcopolo Torino 1989-LN-II.

Observação: G4 não é oficial, se voce for ler as plaquetas da Marcopolo vai encontrar apenas Torino
Curiosidades: Foi o onibus mais vendido da época na Região Sul do Brasil. Tanto que eu fiz uma pesquisa e na epoca de circulação era muito facil de ser encontrado nas empresas do PR, RS, SC. Foi inspirado no San Remo II.

Torino 1989-II-LN: foi a primeira reestilização do Torino que ocorreu em 1989, onde varias peças mudaram, a janela do motorista ficou maior, aumentou tambem o letreiro, a barra de metal fixada na lateral das portas para auxiliar a locomoção de passageiros desaperece, o friso das janelas deixam de ser fabricados em metal e começa a ser fabricado em borracha, e lanterna do lado de letreiro que tinha no seu antecessor é substituida por uma menor e é pregada no teto da carroceria, no interior as mudança são pouco significativas a unica mudança mais significativa no interior é que a caixa de instrumentos acima da porta do Torino LN é maior que o do antecessor Torino G4 , muitos busologos se confundem um com o outro, uns pensam que o Torino G4 é o LN, e outros pensam que é o mesmo modelo de onibus. Em 1994 a carroceria sai de linha para dar lugar ao Torino GV.

Curiosidades: muitos busologos se confundem um com o outro, uns pensam que o Torino G4 é o LN, e outros pensam que é o mesmo modelo de onibus. O nome LN não é oficial

Torino GV-III-1994: Surgiu em 1994 para substituir o Torino LN, entre 1994 e 1996 a iluminação era com abraçadeiras igual do antecessor LN, banco amarelo queimado igual do LN, as caixas de instrumento acima das portas era preta, em 1997 o interior é reestilizado as caixas deixam de ser preta e passam a ser cinza, os bancos deixam de ser amarelo queimado e passa a ser cinza. em 1998 surge o Torino GV com piso baixo, o primeiro onibus com piso baixo no brasil, a viação bragança de São Paulo tem deles. Entre Março e Maio de 1999 o modelo sai de linha para dar lugar ao Torino G6.

Curiosidades: foi um modelo que teve muito sucesso em grande parte do Brasil, é modelo que a maioria do busólogos gostam desse modelo, foi o melhor modelo de onibus produzido entre os concorrentes Caio Alpha, Comil Svelto III, Ciferal Padron Cidade II.

Torino 1999-IV-G6-GV-II: Surgiu no inicio do segundo semestre de 1999 para substituir o Torino GV. no inicio da produção do modelo o que marcou foi o fato da Marcopolo ser dona de 100% da Ciferal, no inicio o interior do modelo era muito parecido com o do seu antecessor Torino GV. Em 2003 a Marcopolo reestilizou seu interior, com um novo estilo de poltrona. Em 2003 com a chegada dos chassis OF-1418 e OF-1722 e grades foram aumentadas para melhor ventilação. Quando o chassi OF-1721 saiu de linha suas vendas tiveram uma queda significativa.

Curiosidades: muitos busologos brigam entre GV-2 e G6, o Turquesa foi baseado nessa carroceria.


Torino 2007-G6-G7-V: Surgiu em 2007 para substituir o Torino G6 que na epoca ja estava muito defasado, o Torino G7 foi inspirado no Gran Viale. Suas vendas estão otimas, pena que é muito feio e foi muito mal-feito e a lataria é muito sensivel

Curiosidades: A unica geração do Torino que não tem versão com motor traseiro. Muitos busologos chamam de copia mal-feita do Gran Viale.

Em breve eu irei fazer uma postagem sobre evolução dos produtos urbanos da Marcopolo








Logomarcas de carrocerias atuais



Busscar
Caio



Ciferal Comil



Marcopolo




Mascarello





Maxibus






Neobus







Chassis Mercedes-Benz




Chassis de motor dianteiro
Mercedes-Benz LP-312 (1950-1959)
Mercedes-Benz LP-321 (1959-1970)

Mercedes-Benz LP-344 (1961-1969)
Mercedes-Benz LP-1111(1960-1969)
Mercedes-Benz LP-1113 (1970-1979)
Mercedes-Benz LPO-1113 (1970-1982)
Mercedes-Benz OF-1113 (1970-1985)
Mercedes-Benz OF-1114 (1987)
Mercedes-Benz OF-1115 (1988-1992)
Mercedes-Benz OF-1218 (2008-)
Mercedes-Benz OF-1313 (1970-1986)
Mercedes-Benz OF-1314 (1987)
Mercedes-Benz OF-1315 (1988-1993)
Mercedes-Benz OF-1318 (1988-1999)
Mercedes-Benz OF-1417 (1999-2003)
Mercedes-Benz OF-1418 (2003-)
Mercedes-Benz OF-1618 (1992-1994)
Mercedes-Benz OF-1620 (1994-1998)
Mercedes-Benz OF-1721 (1998-2004)
Mercedes-Benz OF-1722 (2003-2004)
Mercedes-Benz OF-1722M (2004-2010)
Mercedes-Benz OF-1730 (2010-)

Chassis e plataformas urbanos de motor traseiro
Mercedes-Benz OH-1313 (1970-1986)
Mercedes-Benz OH-1314 (1987)
Mercedes-Benz OH-1315 (1988-1995)
Mercedes-Benz OH-1316 (1970-1986)
Mercedes-Benz OH-1317 (1987)
Mercedes-Benz OH-1318 (1988-1997)
Mercedes-Benz OH-1417 (2000-2004)
Mercedes-Benz OH-1418 (2004-2006)
Mercedes-Benz OH-1419 (1976-1986)
Mercedes-Benz OH-1420 (1988-2002)
Mercedes-Benz OH-1421L (1998-1999)
Mercedes-Benz OH-1517 (1976-1986)
Mercedes-Benz OH-1518 (1987)
Mercedes-Benz OH-1518 (2008-)
Mercedes-Benz OH-1520 (1988-1992)
Mercedes-Benz OH-1621L (1997-1999)
Mercedes-Benz OH-1621LE (1999-2004)
Mercedes-Benz OH-1621LG (1997-1999)
Mercedes-Benz OH-1622 (2008- )
Mercedes-Benz OH-1623LG (1998-2004)
Mercedes-Benz OH-1625 (1996-1997)
Mercedes-Benz OH-1628L (1998-2004)
Mercedes-Benz OH-1635L (1994-1996)
Mercedes-Benz O-305 (1967-1971)

Mercedes-Benz O-321 (1958-1970)
Mercedes-Benz O-352 (1969-1974)
Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
Mercedes-Benz O-365 (1986-1987)

Mercedes-Benz O-371 UL (1994-1996)
Mercedes-Benz O-371UP (1987-1993)
Mercedes-Benz O-400UP (1994-1996)
Mercedes-Benz O-500M (2004- )
Mercedes-Benz O-500U (2004- )

Significado dos Números
Ex:1721
17-Suporta 17 toneladas
21-Possui 210 Cavalos
Considere as duas dezenas,a primeira dezena é quantas toneladas suporta,acrescentando um 0 na última dezena é o número de cavalos que o chassi possui

Siginificado das letras
L-Suspensão elevada ex:OH-1621L
LE-Suspensão elevada e motor euro II ex:OH-1621LE
LP-Porta no entre-eixo e possui 8 parafusos na roda ex:LP-1113
LPO-Porta antes do entre-eixo e possui 8 parafuso na roda ex:LPO-1113
O-Possui Estepe na traseira,apenas para chassi que possui apenas a letra O ex:O-371
OF-Onibus Frontal,que é motor dianteiro ex:OF-1721
OH-Onibus Heck,que é Motor traseiro ex:OH-1628L
G-Gás ex:OH-1623LG
M-Filtro a Direita ex:OF-1722M
U-Chassi piso baixo ex:O500U

Não existe chassis que a primeira dezena é 15 para motor dianteiro,apenas para traseiro,não existe chassi dianteiro com a segunda dezena 16,19 só traseiro

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Svelto


Svelto

Surgiu em 1989 para substituir o Cisne,conta com 5 gerações,I 1989,II 1994,III 1997,IV 2001,V 2008

No I e no II há uma pequena confusão,os busólogos desconsideram o I ou II contando como IV modelos do Svelto,mas tá errado

Irei mostrar as lanternas dianteiras de cada modelo Svelto